Conecte-se com a gente

Mundo

Minas Gerais registrou mais de 327 mil casos de dengue em 2023

Até o momento, 600 municípios de Minas Gerais apresentaram casos de dengue, com destaque para a região central do estado

Em 2023, Minas Gerais registrou 327.238 casos de dengue e 204 mortes. Neste ano, até o dia 22 de janeiro, foram notificados 11.490 casos confirmados, 14 mortes em investigação e uma confirmada no estado. Os dados são do Painel de Arboviroses, divulgado pela Secretaria de Saúde mineira (SES – MG).

Até o momento, 600 municípios de Minas Gerais apresentaram casos de dengue, com destaque para a região Central.

Karina Tomiasi, médica que atua na área de saúde da família, explica que a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, facilmente encontrado em domicílios, estabelecimentos comerciais e escolas.

“A dengue é uma doença bem chata, dá dor de cabeça, febre, dor no corpo. Ela abaixa as plaquetas e você pode ficar desidratado. A fase mais perigosa da dengue é quando a febre começa a efervescer, quando surgem as principais complicações”, explica.

Prevenção

De acordo com Tomiasi, a prevenção do mosquito é “facilmente” feita quando evita-se a procriação do Aedes Aegypti. Algumas formas de evitar são:

  • Colocar terra em pratinhos das plantas;
  • Não acumular garrafas e entulhos;
  • Fazer a limpeza regular das calhas;
  • Usar repelentes e mosquiteiros.

Veja outros cuidados:

Vacina contra a dengue

Uma outra forma de prevenção da dengue é por meio da vacinação. Segundo a SES-MG, o Ministério da Saúde deve encaminhar as doses da vacina contra a doença para os estados com números elevados de casos, incluindo Minas Gerais.

Quando as doses estiverem disponíveis, será feito um cronograma de vacinação e a definição do público-alvo. A previsão é que a vacinação seja iniciada em fevereiro para o público prioritário no estado.

Tratamento

Em caso de suspeita de dengue, a médica pontua que o ideal é ir até á unidade de saúde mais próxima para confirmar.

“A dengue, nas formas mais leves em adultos sem comorbidades, pode ser tratada ambulatorialmente em casa acompanhada pelo médico do posto de saúde. Ele vai saber seguir os protocolos e encaminhar os pacientes de maior risco para os atendimentos secundários”, informa.

Chikungunya

A chikungunya é uma doença também transmitida por meio do Aedes Aegypti, causando febre, dores intensas nas articulações e outras dores no corpo.

Até o momento, foram notificados 4.353 casos prováveis de chikungunya, 3.067 casos confirmados da doença, duas mortes em investigação e uma morte confirmada.

Leia mais:

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

PREVISÃO DO TEMPO: Chuvas isoladas no agreste e na mata paraibana

A temperatura pode variar entre 21ºC e 39ºC

Nesta quarta-feira (17) o dia começa com muitas nuvens em toda a Paraíba. Chuvas isoladas são esperadas no agreste e na mata paraibana. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Durante a tarde e à noite, a previsão da manhã continua, porém à noite, pancadas de chuva atingem as microrregiões de Catolé do Rocha e Sousa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de chuvas fortes e ventos intensos no agreste, mata e sertão paraibano, em cidades como Itabaiana, João Pessoa e Sapé.

A temperatura mínima fica em torno de 21°C, em Pocinhos — e a máxima prevista é de 39ºC, em Pombal. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil61

Continuar Lendo

Mundo

PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (17) com chuva em Alagoas

A temperatura pode variar entre 22ºC e 35ºC

Nesta quarta-feira (17) o dia começa com muitas nuvens em todo o Alagoas. Chuvas isoladas são esperadas no leste do estado.

Durante a tarde e à noite, a previsão da manhã continua.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de chuvas fortes e ventos intensos no leste, agreste e sertão alagoano, em cidades como Coruripe, Maceió e Palmeira dos Índios.

A temperatura mínima fica em torno de 22°C, em Mata Grande — e a máxima prevista é de 35ºC, em Delmiro Gouveia. A umidade relativa do ar varia entre 80% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil61

Continuar Lendo

Mundo

PREVISÃO DO TEMPO: Chuvas isoladas no leste sergipano

A temperatura pode variar entre 22ºC e 34ºC

Nesta quarta-feira (17) o dia começa com muitas nuvens em todo o Sergipe. Chuvas isoladas são esperadas no leste do estado.

Durante a tarde e à noite, a previsão da manhã continua.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de chuvas fortes e ventos intensos em todo o estado, em cidades como Capela, Estância e Lagarto.

A temperatura mínima fica em torno de 22°C, em Poço Verde — e a máxima prevista é de 34ºC, em Canindé de São Francisco. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil61

Continuar Lendo

Destaques