Conecte-se com a gente

Mundo

Covid-19: estados do Norte apresentam tendência de alta nos casos da doença

Amazonas, Pará e Tocantins são os principais estados que registraram crescimento

As regiões Norte e Nordeste vêm apresentando uma tendência de crescimento de casos de Covid-19 nas últimas semanas, de acordo com a Fiocruz. O período do carnaval preocupa especialistas nesse sentido, já que a aglomeração é a principal característica da folia. Por isso alguns cuidados devem ser mantidos nessa época, especialmente com pessoas dos grupos de risco.

No Norte, 8.757 casos de Covid-19 foram registrados de 1º a 27 de janeiro deste ano. No Nordeste foram 7.190 novos casos no período. Os dois representam quase a metade dos registros do país (34.833), de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O último boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (8), mostra que entre as capitais, oito apresentam sinal de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19: Belém (PA), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

O pesquisador e coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, fala sobre essa tendência de alta no Norte, que antes foi observada em outras regiões do país.

“Nós temos alguns estados da região Norte que iniciaram o processo na virada do ano, início de janeiro, que ainda estão apresentando sinal de crescimento, especificamente por Covid-19. Os principais estados que estão nessa situação são Amazonas, Pará, Tocantins, além do estado do Mato Grosso, no Centro-Oeste”, explica.

A infectologista Clarissa Cerqueira reforça que após o carnaval existe um risco ainda maior de aumento de casos de Covid-19 em diversos locais, por isso manter a vacinação em dia é ainda mais importante.

“A gente vem observando uma tendência de aumento de casos e isso muito provavelmente tem a ver com as festas de final de ano, com essa proximidade, e também com a vacinação. A gente não pode esquecer que tem doses extras, de reforço, e que isso pode interferir no vírus que está circulando e no número de casos”, analisa.

Cuidados

A professora Josivalda Alves, que mora no bairro da Paralela, em Salvador, vai aproveitar a folia mas não deixará de lado a prevenção.

“Alguns cuidados são sempre importantes para evitar mais contaminação, por exemplo eu estou levando o meu álcool. Antes de comer, quando percebo que minha mão está suja, eu vou usando, deixo no bolso. Outra coisa, eu tomei todas as doses [da vacina]. Acabou o carnaval, dá um tempo para encontrar pessoas idosas da sua família, porque a gente nunca sabe quando vai estar contaminando outras pessoas”, comenta.

Na Bahia, em janeiro, 1.073 novos casos de Covid e 13 mortes pela doença foram registrados, 468 casos e três mortes em Salvador. Na capital baiana, até o momento, 1.768.801 pessoas tomaram a dose de reforço da vacina (3ª dose). Já a 4ª dose foi aplicada em 927.956 pessoas e a 5ª em 6.495. Mais de 620 mil tomaram a vacina bivalente.

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

PREVISÃO DO TEMPO: Chuvas isoladas no leste sergipano

A temperatura pode variar entre 22ºC e 34ºC

Nesta quarta-feira (17) o dia começa com muitas nuvens em todo o Sergipe. Chuvas isoladas são esperadas no leste do estado.

Durante a tarde e à noite, a previsão da manhã continua.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de chuvas fortes e ventos intensos em todo o estado, em cidades como Capela, Estância e Lagarto.

A temperatura mínima fica em torno de 22°C, em Poço Verde — e a máxima prevista é de 34ºC, em Canindé de São Francisco. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil61

Continuar Lendo

Mundo

PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (17) com fortes chuvas no Pará

A temperatura pode variar entre 22ºC e 34ºC

Nesta quarta-feira (17), o dia começa com tempo encoberto em todo o Pará. Pancadas de chuva são esperadas no nordeste paraense, Marajó, metropolitana de Belém e microrregião de Óbidos. Nas demais regiões do estado, há possibilidade de chuva.

Durante a tarde e à noite, as chuvas são fortes em todo o estado e em cidades como Alenquer, Almeirim e Belém, são acompanhadas por trovoadas isoladas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no decorrer da semana, são esperadas pancadas de chuvas no Pará, com acumulados superiores a 80,0 mm. Essas chuvas podem ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas, indicando um período de intensa atividade meteorológica na região.

A temperatura mínima fica em torno de 22°C, em Santana do Araguaia, e a máxima prevista é de 34ºC, em Oriximiná. A umidade relativa do ar varia entre 80% e 97%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil61

Continuar Lendo

Mundo

PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (17) com pancadas de chuvas no Amapá

A temperatura pode variar entre 23ºC e 34ºC

Nesta quarta-feira (17), o dia começa com muitas nuvens em todo o Amapá. Pancadas de chuva são esperadas nas cidades de Pracuúba, Amapá, Cutias, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Mazagão, Vitória do Jari, Macapá e Itaubal.

Durante a tarde e à noite, as fortes chuvas atingem todo o estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo da semana, são esperadas pancadas de chuva no Amapá, com volumes que podem exceder 80,0 mm. Estas chuvas podem ocorrer junto com raios, rajadas de vento e trovoadas, indicando uma semana de condições climáticas intensas na região.

A temperatura mínima fica em torno de 23°C, em Laranjal do Jari, e a máxima prevista é de 34ºC, também em Laranjal do Jari. A umidade relativa do ar varia entre 80% e 98%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil61

Continuar Lendo

Destaques